Compreender o seu tipo de pele é o primeiro passo para uma rotina de cuidados eficaz. Produtos inadequados podem agravar problemas existentes ou criar novos. Felizmente, descobrir o seu tipo de pele não precisa ser complicado. Neste post explicaremos como identificar o seu tipo de pele de forma simples e prática, para que você selecione os produtos adequados e mantenha uma pele saudável e radiante.
Preparação: Limpeza e Observação
Limpeza:
Remova inicialmente poeira, oleosidade e maquiagem com um sabonete suave no rosto. Evite qualquer produto agressivo que possa alterar temporariamente o estado normal da sua pele.
Aguarde:
Espere sem aplicar nada por cerca de uma hora. Normalmente, durante esse período, ele retornará ao seu estado natural, o que permite um exame mais preciso.
Teste do Lenço: Simples e Eficaz
Pegue um lenço de papel e pressione-o suavemente em diferentes áreas do rosto: testa, nariz, queixo e bochechas.
Resultado:
Observe o lenço após pressioná-lo na pele.
- Pele Normal: Certifique-se de que o tecido não apresente restos de óleo e que a pele não fique seca nem esticada. A pele normal é equilibrada, com poros pequenos e textura macia.
- Pele Oleosa: O tecido apresenta manchas de óleo visíveis, especialmente na testa, nariz e queixo (zona T). Pessoas com pele oleosa são propensas a poros dilatados, acne e oleosidade excessiva.
- Pele Seca: Apesar de não conter resíduos de óleos na superfície, esta pele pode parecer distendida, áspera ou escamosa. Pelo poroso e opaco é a aparência de pele seca.
- Pele Mista: Testa, nariz e queixo são áreas chamadas zonas T porque no lenço, somente esses pontos apresentam manchas de óleo, enquanto as maçãs do rosto estão sempre secas. Na realidade, é uma pele mista, que tem uma combinação das características da pele oleosa e da seca.
- Pele Sensível: Pode não ser facilmente identificada com a ajuda do teste de tecido. Normalmente, a pele sensível irrita-se facilmente, apresentando vermelhidão, coceira ou queimação em resposta a produtos, ou fatores ambientais.
Observação Visual e Tátil
Ao usar o teste cutâneo, use seus sentidos para olhar e sentir a pele. Fique atento às áreas brilhantes, secas ou ásperas e preste atenção à sensação ao toque.
- Pele Normal: A pele parece lisa, elástica e uniforme. Pele oleosa: A pele pode ficar brilhante e pegajosa ao toque, com poros visivelmente maiores.
- Pele Oleosa: A pele parece brilhante e pegajosa ao toque, com poros visivelmente maiores.
- Pele Seca: A pele fica áspera e pode ficar escamosa. Pode parecer tenso após a limpeza.
- Pele Mista: A zona T parece oleosa, enquanto as bochechas parecem normais ou secas.
- Pele Sensível: A pele pode ficar vermelha, irritada ou até queimar após a aplicação de certas substâncias.
Monitoramento a Longo Prazo
Coisas como clima, hormônios, dieta, estilo de vida afetam o tipo de pele ao longo do tempo. Acompanhe sua pele em diferentes épocas do ano e ajuste sua rotina de cuidados conforme necessário. Por exemplo, o que funciona para você no verão pode não funcionar para você no inverno.
Consulta Profissional
À medida que você continua lendo sobre esse seu tipo de pele, pode ser aconselhável consultar um dermatologista ou esteticista. Ele realizará uma avaliação aprofundada e sugerirá produtos que atendam às suas necessidades.
Descobrir o seu tipo de pele é um passo essencial para cuidar bem do seu rosto. Aqui estão dicas simples e fáceis para identificar seu tipo de pele e selecionar produtos apropriados para mantê-la vibrante e saudável. No entanto, lembre-se das mudanças na pele à medida que envelhecemos; portanto, deve-se reavaliar seu tipo de pele regularmente e alterar as práticas de cuidados com a pele. A sua pele merece todos os cuidados, se quiser ficar bonita e fresca, com certeza terá os mesmos resultados!
Beleza Certa aprenda com especialistas
Certabeleza – curso de maquiagem lucrativa
Acesse também:
Hidratação para todos os tipos de pele
Guia Completo para Cuidar da Pele Seca
Dicas para melhorar o aspecto da pele e deixá-la mais saudável